"Aleatoriamente penso, organizadamente escrevo. E vice-e-versa."

segunda-feira, 28 de março de 2011

DO ESCRITOR -

"Escritor que não sofre não escreve. Apenas supõe."

"Poesia é reflexo de sofrimento na maioria das vezes..."

"Frases de efeito seriam gozadas se discussões fossem uma foda."

"Percebi que remédios podem curar os males do corpo, e que os livros me ajudam a curar os males da alma."

"Escritor não, tradutor de sinapses."

"É lendo que se escreve."

"Ao artista lhe basta uma musa."

"Tenho depressão pós-texto."

"Escrevo em princípio para mim mesmo. Como se terapia fosse. Se atingir outrem, é lucro."

"Escritores vêem e ouvem a mesma coisa que vocês. O segredo é que sabem ver além, e traduzem em palavras os sentimentos das massas."

"Não basta apenas escrever a poesia, há de se saber declamá-la também. Indo além: de nada adianta declamá-la, devemos também viver a poesia incessantemente..."

"Escrevo para assimilar o que eu mesmo sinto. Escrevo para assimilar o que eu mesmo penso. Escrevo para compartilhar o meu humilde entendimento. Escrevo para me conhecer, e consequentemente, conhecer melhor o meu próximo, que é você. Escrevo para me educar, antes de tudo, pois quem sou eu para sequer tentar educar alguém? Escrevo para melhor viver. Escrevo para melhor morrer."

"O escritor não escreve, apenas transcreve. Pois o escritor nada mais é que o leitor de si mesmo, o leitor de sua própria mente. Cabe apenas a ele saber não apenas ler suas próprias sinapses, mas sim traduzí-las da maneira correta. Pois o escritor, agora chamado por mim de "tradutor de sinapses", nada mais é que um desbravador de seu próprio espírito. Para querer desbravar qualquer outra alma que não a sua, para querer ter a mera ousadia de ser um veículo à serviço das verdades universais, deve ele antes de tudo ter vencido a guerra contra a mentira que carregava dentro de si próprio, tendo fincado a bandeira da verdade em seu próprio coração."

"Ler livros pode soar como um conselho de pai, de irmão, de amigo. Escrever livros gera um sentimento de um pai que vê um filho crescer bem direcionado..."

"Escrever é reflexo do pensar."

"Você não é o que você escreve. Você é aquilo que te motiva a escrever. Você, de alguma forma, é miséria e inspiração."

"Muitos repetem o que uns poucos escrevem."

"Leio. Reflito. Vivo. Falho. Escrevo. Vivo mais. Falho denovo. Choro. Reflito. Escrevo mais."

"Não gosto de me ver como escritor. Pois esse ímpeto, essa força motriz, é como se fosse gerada por um dínamo que simplesmente foge ao meu controle pessoal. Sério. Posso querer, num átimo, escrever um ou três textos completos. Desenvolver uma tese, etc. Mas como assim também posso passar dias, semanas, meses, e quem sabe até (espero que não) anos sem poder contar com minha inspiração que não gosto de chamar de "minha" e que de certa forma resultam nessa verborragia toda. Essa vontade tem vontade própria. Na mesma velocidade em que os pensamentos começam a ocorrer, eu sinto uma verdadeira necessidade física e moral de traduzir simultaneamente (seja num pedaço de papel, numa máquina de escrever ou computador) todos eles, detalhadamente. Do contrário, se eu não boto pra fora, já começo a ficar nervoso e já me desespero perante a verdadeira abstinência de não poder traduzir num papel qualquer certos pensamentos que surgem tão rápido quando a idéia de simplesmente desejar pensar em algo."

"Escrever nunca é um processo que envolve apenas uma pessoa. É um processo que depende de no mínimo duas pessoas. Enquanto uma inspira, a outra escreve."

"Fazer os outros rirem de coisas que já te fizeram chorar é uma arte."

"Falar sem dizer se fazendo dito. Forma contundente de sensibilidade."

"Receita para a Bossa nova = Um banquinho e um violão. Adicione uma musa. À gosto de decepção."

"Já que é pra sofrer, prefiro sofrer cantando."

"Todo livro que lemos cura um pouquinho mais nosso coração, a nossa a alma. O leitor é o paciente, o escritor é o médico. E o livro é o remédio que ele nos prescreve com muito amor e sabedoria."

"Dante que me perdoe, mas no Interno da Terra me sinto quase sempre como um divino comédia."

"Escritor sem papel e caneta é como um militar desarmado."

"Não consigo ler querendo escrever. Forças antagônicas se degladiam na minha mente. Sabe quando você coloca um imã de frente ao outro, e tenta grudá-los? Então. Praticamente isso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário